sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O Expressionismo e a Arte!

EXPRESSIONISMO

O Expressionismo é a arte de instinto, pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores fortes, transmite do amor, ao ciúme, do medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento. Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais.
Principais características: psicológico; cores vibrantes, técnica violenta, pinceladas rápidas, demonstrando enorme vitalidade.
Foi uma corrente artística concentrada especialmente na Alemanha, entre os anos de 1905 e 1930.
Um dos grandes inspiradores dos pintores expressionistas foi Van Gogh, com suas técnicas e cores extraordinárias.

 Para conhecer:


Vincent Van Gogh





Vincent Willen van Gogh nasceu no dia 30 de março de 1853. Era o primeiro dos seis filhos de Theodorus van Gogh e Anna Cornelia Carbentus. O pai era um pregador protestante. Aprendeu francês, inglês e alemão. Em 1868, porém, deixou os estudos.
Van Gogh viveu na Bélgica, na Holanda e Paris até estabelecer-se em Arles, no sul da França, em 1888.
Nos três últimos anos de vida, Van Gogh pintou mais de 400 telas. Nessa fase, o estilo do artista estava bastante definido, com suas pinceladas vigorosas e empastelamento da tinta. A partir dai, amarelos intensos e vermelhos vivos, cores reverenciadas pelo artista, serviriam para criar efeitos, expressando sentimentos.
Nessa época, agravaram-se as crises nervosas e um dos poucos amigos que teve foi Paul Gauguin, que se instalou durante alguns meses na casa do holandês. Com ele, Van Gogh pretendia fundar uma espécie de comunidade de artistas. A instabilidade mental, porém, provocava brigas constantes entre eles. Sem amigos e sofrendo crises agudas de paranóia, decidiu internar-se. 
Em maio de 1890, mudou-se para Auvers-sur-Oise e, no dia 27 de julho, deu um tiro contra o próprio peito.
Na opinião dos críticos, sua contribuição foi ainda maior: com ele, a emoção voltou à arte, transformando-se em fonte primordial de inspiração e objetivo final de toda criação. 

Principais obras de Van Gogh :




 "Os Girassóis"  uma das Príncipais obras.




"Os camponeses comendo batatas"



"A Casa Amarela" 


"A Italiana"



"Noite Estrelada Sobre o Ródano"



Caroline Parizotto

19 comentários:

  1. É bom saber que grandes artistas do passado, hoje são reconhecidos pelo seu grande pontencial que fizeram no antigamente, lembrando que no passado eles eram poucos valorizados e muitas vezes discrimandos, por isso que grandes artistas morreram cedo. O Van Gogh não há o que se falar pois foi um grande pintor e lembrando vocês do blog que Vicent Van Gigh também se destacou no Impressionismo, movimento este que apresenta um Divisionismo e o Pontilismo, época em que os quadros eram pintados com ponto e que ao se afastarem formava a figura desejada.
    E sobre a obra do Girassol se eu não me engano esse quadro é do movimento Impressionista pois é uma obra de grande destaque e que possui três características, em três fases, a Horlandesa, Impressionismo e o Pós-Impressionismo. Mas mesmo assim ficou muito bom essa análise que vocês fizeram.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa sua análise João! com certeza é muito válido relembrar estes artistas que foram muito importantes e desvalizados sim, enquanto vivos, infelizmente, Van Gogh não foi o único. Ele se destacou sim no Impressionismo entretanto foi um dos inspiradores do Expressionismo, através das cores podemos perceber, os tons de amarelo, vermelho e azul, cores marcantes do Expressionismo usadas também por Van Gogh. Mesmo por ter obras de outros períodos, também acho válido que seja comentado sobre, para entendermos melhor as fazes e quem influenciou cada período

    ResponderExcluir
  4. O que podemos ver na obras de Van Gogh seria realmente a utilização das cores fortes, o que poderiam acrescentar no post seria comentar um poco sobre casa obra que foi postada...

    Safira Mônica Gatto

    ResponderExcluir
  5. As pinturas expressionistas retratavam a situação real da sociedade da época, sem nada por trás, a expressão real do rosto de cada pessoa...

    poderiam fazer uma comparação com a arquitetura expressionista...

    ResponderExcluir
  6. Acho que o expressionismo é o estilo artistico que traduz de melhor forma os sentimentos humanos. Van Gogh foi um pintor que expressava muito bem seus sentimentos, sua doença nas telas. Na minha opinião ele foi um dos melhores.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. O expressionismo buscava causar impacto emocional nas suas obras, uma representação dramática do mundo, usavam muito as formas distorcidas e cores vibrantes. Os artistas expressavam sua maneira de ver a vida, sentimentos, ressentimentos e angustias nas telas.

    Angelica Brazzo Vargas

    ResponderExcluir
  9. O emocionalismo,provocado pelas pinceladas fortes, era a principal características dessa vanguarda nas artes.Já que citaram Vincent Willen van Gogh, poderíamos acrescentar a obra O QUARTO, que simplesmente retrata como era a vida do artista: fria e só. Por isso os elementos presentes na pintura sempre se repetem,uma maneira de demonstrar sua solidão e/ou fugir dela.
    Na arquitetura temos cores e texturas diferenciadas. Na obra Torre Einstein,em Potsdam na Alemanha, toda em alvenaria convencional, vê-se a dificuldade de lidar com o concreto,e os elementos nele aplicados.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. O expressionismo era entendido como a deformação da realidade para expressar mais a natureza e o ser humano,expressando os sentimentos mais que à realidade. As obras do expressionismo eram questoes do psicológico, como as obras de Van Gogh, onde ele retratavam os sentimentos sofridos em que ele se encontrava

    ResponderExcluir
  12. O que acho mais interessante no impressionismo é a capacidade de expressar os sentimentos mais profundos e obscuros em uma obra. Não se vê rostos angelicais, com figuras agradáveis. Se mostra a realidade de uma época, a verdade de um sentimento. Muito bom.

    ResponderExcluir
  13. só complementando...e para que toda essa espressão pudesse ser transmitida, os artistas da época saem de seus ateliês e vão para as ruas pintar, onde eles podem observar a realidade mais facilmente...

    kassieli martiori

    ResponderExcluir
  14. O expressionismo tinha uma forma de recriar o mundo, ao invés de apenas compreendê-lo ou modifica-lo conforme o que de ser visto.
    O principal precursor do movimento foi o pintor holandês Vicent van Gogh, que empenhou em recriar a beleza do ser humano e da natureza por meio da cor, que para ele consistia no elemento essencial da pintura.

    ResponderExcluir
  15. gostei de como vocês usaram o texto mesclado com imagens foi uma boa forma de expor o texto!

    joana s. pastre

    ResponderExcluir
  16. Puramente psicológico. As cores fortes e vivas realmente chamam a atenção. Apesar de Van Gogh ser o mais popular, gostaria de chamar atenção para outro artista não menos importante: Edvard Munch. Alguns devem lembrar da obra "O Grito" que é desse artista e desse movimento. Para mim, essa obra é a que melhor representa o Expressionismo, com seus traços que paracem que levam quem está olhando para a direção em que foi dada a pincelada. A expressão na cara da pessoa retrada que faz com que você praticamente escute o grito.
    O Expressionismo sabe realmente retratar e despertar as emoções das pessoas.

    Suelen Tessari

    ResponderExcluir
  17. Provoca emoção, ressalta o sentimento, marcado por pinceladas e cores fortes, através de uma representação mais dramática da realidade.
    Van Gogh, concerteza conseguiu essa representação, de sentimentos, angústias, ou seja, a sua realidade.

    Valentine

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Picasso realmente nos toca com suas obras, transportando seu sentimento para a tela, e como disse a colega Dione a obra quarto em Arles, é muito expressiva, traz detalhes como os quadros na parede, a janela entreaberta, a jarra sobre a mesa.

    ResponderExcluir