quarta-feira, 20 de outubro de 2010

 Expressionismo no Cinema


 

O expressionismo vai além do que imaginamos, em 1990 foi lançado o filme Eduward mãos de tesoura,  carregando elementos típicos da estética expressionista.
O expressionismo foi  a vanguarda artistica em voga Alemanha durante a república de Weimar, na década de 20. Constituiu-se um movimento ímpar na história da arte alemã, pois trazia em seu cerne um excepcional diálogo entre as diversas formas de arte – artes plásticas, literatura, teatro e cinema.
O movimento propunha um resgate dos impulsos primitivos da emoção, que resultasse num contato direto entre o espectador e o impulso criativo gerador da obra. No cinema, representou um movimento autoconsciente e premeditado, articulando artistas, diretores e produtores, preocupados em agradar ao público alemão e ao estrangeiro. Com a advento do nazismo a a ascensão de Hitler ao poder, muitos atores, cineastas e técnicos alemães migraram para outros países, espalhando as influências expressionistas pelo mundo. Os Estados Unidos receberam a maior parte desses imigrantes que tentaram carreira em Hollywood, muitos a convite. Alguns não obtiveram sucesso e caíram no esquecimento, enquanto outros obtiveram êxito; mas muitos influenciaram a nova estética do cinema de horror americano que despontava no mercado cinematográfico e sua herança se estende até a produção de artistas contemporâneos, como o cineasta Tim Burton, admirador confesso do Expressionismo alemão. 





3 comentários:

  1. È boa a relação do expressionismo no cinema com os demais, poderia ter citado mais...

    Safira Mônica Gatto

    ResponderExcluir
  2. é um resgate das obras, que se marcavam pela expressão, pelos sentimentos humanos, atingindo os telespectadores

    ResponderExcluir
  3. acho que muitos filmes podem ser classificados como expressionistas, atingindo sim essa classificação primitiva de sentimentos. e acho que nesse filme, Eduward mãos de tesoura viria ao caso, a aceitação do próximo, especialmente dos conflitos emocionais e racionais, em compreender a diferença.

    Anderson

    ResponderExcluir