segunda-feira, 18 de outubro de 2010

ARQUITETURA E O EXPRESSIONISMO

A arquitetura expressionista foi um movimento arquitetônico que se desenvolveu no norte da Europa durante as primeiras décadas do século XX paralela às artes plásticas, literatura, música, cinema, teatro, dança, fotografia do Expressionismo.

O estilo foi caracterizado por uma adoção pré-modernista de novos materiais, inovação formal e volumes extremamente incomuns, algumas vezes por uma nova técnica oferecida pela grande produção de tijolos, aço e especialmente vidros. Muitos arquitetos expressionistas lutaram na Primeira Guerra Mundial e suas experiências, combinadas com as agitações política e social que seguiram-se à Revolução Espartaquista de 1919, resultaram em uma perspectiva utópica e em uma visão romântica do socialismo. As condições econômicas limitaram o número de construções entre 1914 1920, fazendo com que muitos dos mais importantes trabalhos expressionistas permanecessem como projetos no papel, tais como a 

Arquitetura Alpina de Bruno Taut e os Formspiels de Hermann Finsterlin. Construções de exposições efêmeras eram numerosas e altamente significativas durante este período. A cenografia para teatros e filmes possibilitou outra saída para a imaginação expressionista  e foi fonte de renda suplementar para muitos projetistas que tentaram desafiar convenções em um clima econômico severo.

Hoje em dia, o conceito ampliou-se de tal modo, que chega a referir-se à arquitetura de qualquer período ou localização que apresente algumas das qualidades do movimento original tais como: distorção, fragmentação ou a comunicação de emoção violenta ou sobrecarga.

Um exemplo da arquitetura expressionista é a Torre Einsteis de Erich Mendelsohn.



A Torre Einstein é um observatório astrofísico localizado no Albert Einstein Science Park  em Potsdam, Alemanha desenhado pelo arquiteto Erich Mendelsohn. Foi construída pelo astrônomo Erwin Finlay-Freundlich para auxiliar experimentos e observações que validariam a teoria da relatividade de Einstain. A construção foi projetada por volta de 1917, construída de 1920 até 1921. Este foi um dos primeiros projetos de grande importância de Mendelsohn e é a sua construção mais conhecida, completada quando o então jovem Richard Neutra fazia parte de sua equipe.
O exterior foi, originalmente, construído em concreto, mas, devido a dificuldades na obra, boa parte dele foi acabado em tijolo coberto com estuque. Passou por uma reforma completa, em 1999, pelo seu 75º aniversário, a fim de corrigir problemas relativos à umidade e decadência.
Mendelsohn disse que a desenhou a partir de um desejo desconhecido, deixando isso emergir da "mística em torno do universo de Einstein".

Casiana Mocelin.

Um comentário:

  1. Dá para ilustrar mais este post?
    Tanto com imagens da torre Eistein, p. ex, plantas, como dos outros projetos não executados e outros que eu mesmo mostrei em sala. Procurem pela escola de Amsterdã e nomes como Melchior, de Klerk e Kramer. E também por Hoger, na Alemanha.

    ResponderExcluir