quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ARQUITETO

Michel de Klerk





Michel de Klerk nasceu em Amsterdã e ficou conhecido como um dos arquitetos fundadores da Escola de Amesterdã, com o movimento expressionista, sendo inspirado pelo socialismo. Sua carreira começou logo após a escola primária, quando o arquiteto Eduardo Cuypers descobre o notável talento de De Klerk no desenho. 
Conheceu Van de Mey e Kramer, seus futuros companheiros, no escritório Cuypers, onde ficou por 12 anos.
Se casou em 1910, ingressou no escritório de Herman Baanders em Amesterdã.
Pouco tempo depois começou sua carreira como arquiteto. Provou ser um arquiteto produtivo e altamente original, completamente desprovido de conservadorismo e sempre disposto a explorar seus limites, porém relativamente poucas de suas obras foram realmente construídos, principalmente, em Amsterdã. 
Em novembro de 1923 morreu, aos 39 anos. 



Obras:

1911-1912 Amsterdam (NH): Hillehuis

O primeiro prédio no Spaarndammerbuurt está localizado no meio da área, no lado norte da plantsoen. Kamphuis  Tem havido muita discussão sobre as origens desta forma, que é uma reminiscência de projetos de Arte Nouveau. Até chegar a esta idéia De Klerk o modificadou e adaptadou em uma busca contínua da concepção arquitectônica adequada e experiência prática. 
Fachada bastante decorada, influenciada pela arquitetura clássica. No entanto, o lay-out interno não é tão óbvia como a ornamentação externa sugere.
O primeiro andar tem uma varanda sobre todo o seu comprimento, a cerca de metal original foi substituída por uma de concreto.










1917-1918 Amsterdam (NH): Segundo bloco Spaarndammerplantsoe
                  
O segundo complexo foi construído entre 1917 e 1918, poucos anos depois de ter sido concebido. Tal como acontece com o primeiro prédio, De Klerk teve que perseguir o tema de um bloco com um pátio interior ao largo daplantsoen.  A elevação do Norte está em um ângulo de 90 graus para a elevação do lado da praça, enquanto a elevação sul prega para formar uma curva fechada com uma loja colocada no piso térreo. Mais imaginativa do que seu antecessor é este edifício. Muitas características típicas da Escola de Amesterdã se manifestam aqui, janelas em forma de parábola e escada vertical coberta com telhas.







1917-1921 Amsterdam (NH): Terceiro bloco Spaarndammerplantsoen

"Het Scheep" (o navio) é um apelido para o terceiro de três blocos habitacionais projetados em 1917 por Michel de Klerk para o distrito do noroeste Spaarndammerbuurt em Amsterdã. A torre em uma extremidade do bloco está sem função e não há maneira de entrar. É puramente emblemático da posição que os habitantes da classe trabalhadora tenham alcançado através da sua habitação. Inclui uma estação de correios, lembrando um enorme pedaço de escultura, situada na proa do “navio”.
                                                                                         




Para compreender:



A torre (1) é fixada em um pequeno pátio no extremo norte do edifício. Um pátio com um jardim comum (2) está situado dentro do complexo. Contém também um bloco de habitação com escola (3) e uma estação de correios (4). O jardim é acessível a partir de uma entrada por trás da estação de correios. O efeito é uma comunidade auto-suficiente.







Caroline Parizotto

2 comentários:

  1. A intenção desse movimento arquitetônico em Amsterdã era mudar drasticamente a forma e aparência das cidades. Isso ocorreu logo após a 1ª Gerra Mundial, quando a política provocou uma forte vida cultural única. Deixando os arquitetos uma impressão estética que ainda hoje pode ser vista na cidade.

    ResponderExcluir
  2. Michel de Klerk no inicio de sua carreira, trabalhou para muitos arquitetos, poucos de seus projetos foram concluídos...

    Safira Mônica Gatto

    ResponderExcluir