terça-feira, 21 de setembro de 2010

O arranha-céu

            Definição: Arranha-céu ou arranha-céus é a denominação popular de edifícios dotados de uma altura singular frente aos seus demais e de uma forma geral apresentando formatos de torre. 
       
            O primeiro projeto desenvolvido por Charles B. Atwood em1894-1895 foi o Reliance Building em   Chicago, este projeto elegante baseia-se nas proporções de sua estrutura de aço de 15 andares; o edifício tem janelas panorâmicas e detalhes em terracota clara.
            O edifício mais alto do mundo foi o Woolworth durante um quarto do século com uma altura de                241m (projeto baseado em modelos seculares, sua opção pelo gótico valeu-lhe o nome de “Catedral do  Comércio”), localizado em Nova York, projetado por Cass Gilbert e construído entre 1910 e 1913, mas esse prédio em altura não foi uma comemoração para os ricos, afinal com apenas algumas moedas qualquer   pessoa poderia fazer uso do mesmo.

                                                         Reliance Building, Chicago, 1894-1895

              Atualmente o prédio mais alto do mundo fica em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, mas o nome da torre é uma homenagem ao presidente do emirado vizinho: com uma altura de 828 metros, o edifício conhecido até a inauguração como Burj Dubai passou a se chamar Burj Khalifa.


                                                                                 Burj Khalifa, Dubai, 2004-2009.

9 comentários:

  1. Através dos textos podemos perceber que a estrutura metálica começou então a aparecer.
    A diferença entre o que foi e o que é o edifício mais alto do mundo é surpreendente, tanto na parte estética quando de estruturas e dados! muito legal (:

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Legal relacionar os arranha-céus atuais com os pioneiros. Que tal fazer uma relação entre a estética e as possibilidades técnicas entre os dois!
    Lembrem de citar as fontes consultadas para a redação!

    ResponderExcluir
  3. Da para perceber através do texto que a arquitetura sempre se renova, fazendo do velho o começo do novo, utilizando dos mesmos materiais mas buscando novas técnicas e sempre trabalhando a estética de acordo com a época da construção...
    Muito legal meninas

    ResponderExcluir
  4. Como é interessante pois eles conseguem fazer com que os edifícios sejam estéticamente bonitos e ao mesmo tempo, com estruturas que surpreendem...

    ResponderExcluir
  5. muito interessante esse tema, e hoje os prédios mais altos do mundo se localizam em Dubai, muitos ainda estão em projetos, mas dubai com certeza um dia tera todos os maiores do mundo...e nao serão somente os mais altos do mundo,serão edificios que terão maior conforto, acessibilidade, tudo que hoje proporsiona maior qualidade de vida pra as pessoas.

    Safira Mônica Gatto

    ResponderExcluir
  6. Apesar destes edificios serem esteticamente maravilhosos e ter uma funcionalidade boa, no ponto de vista urbano temos que fazer uma analise um pouco mais critica de como se configura a paisagem urbana em um ambiente tomado por arranha-céu? há varias possibilidades tudo vai depender de onde eles estão e que papel estão fazendo á sociedade, mas é interessante olhar o edificio como composição de uma paisagem e não só como elemento único.

    Postado por: Gabriela Geremia

    ResponderExcluir
  7. Bacana os comentários dos visitantes!
    Lembrem sempre de se posicionarem criticamente!
    No caso dos arranha-céus, poderiam trazer contribuições acerca da produção no Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com a Gabriela, no Brasil temos exemplos de problemas que surgiram com a altura dos edifícios. Em algumas cidades litorâneas, os edifícios atrapalham a passagem da luz solar para as praias devido a permissão de construção de edifícios altos a beira-mar. Mas a comparação entre as duas imagens é mesmo impressionante, faz agente pensar se as pessoas daquela época imaginavam que toda essa estrutura e materiais seriam possíveis anos mais tarde.

    ResponderExcluir
  9. As cidades de hoje, parece que não passam de meras construções, onde o objeto é a fachada e o objetivo o crescimento pessoal. Mas, nós como futuros arquitetos e urbanistas devemos ter uma visão global sobre essas novas técnicas, pois isso provoca uma mudança não só no dono do edifício, ou nas pessoas que o habitam, mas sim uma alteração dramática na constituição urbana de uma cidade.
    É bem fácil acreditar que as pessoas se assustam com a altura e forma dessas grandiosidades do "mundo moderno". E o que mais vem por ai?

    ResponderExcluir