sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Art Nouveau ou Art Déco?

Art Nouveau

Teve início em 1890, caracterizado por linhas graciosas, exageradas e espiraladas, traços alongados formando arabescos e entrelaçamentos de folhagens e flores e graças a isso ficou conhecido também como “estilo floral”. Sua expressividade pode ser notada principalmente na arquitetura do século XX, além da decoração de mobiliários e interiores, também exerceu um importante papel na criação de jóias, tecidos, objetos de vidro, cerâmica, bronze, ferro e prata.




















____________________________________________________________________________________________________

Art Déco

  Iniciado em 1925, depois da Exposição de Artes Decorativas de Paris, essa arte, influenciou a moda no período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Artistas famosos trabalhavam para costureiros famosos da década.

  Caracterizada por motivos geométricos, inspirados principalmente na pintura cubista. Os acessórios como bolsas e chapéus, cigarreiras, necessaires eram os principais elementos que retratavam essa expressão artística.



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A diferença entre Art Nouveau e Art Dèco


O Art Nouveau é caracterizado por linhas graciosas, exageradas e espiraladas, traços alongados formando arabescos e entrelaçamentos de folhagens e flores e graças a isso ficou conhecido também como “estilo floral”. Enquanto o Art Dèco é caracterizada por motivos geométricos, inspirados principalmente na pintura cubista.

7 comentários:

  1. Sugiro pesquisarem tendências atuais que também façam analogias biológica e geométrica em suas obras, tais como fizeram o Art Nouveau e o Decó.
    Postem imagens em tamanho maior.

    ResponderExcluir
  2. super legal voces term feito essa diferenciação mais clara sobre as diferenças dos dois estilos. Tambem podemos dizer que apesar das diferenças os dois foram estilos super rapidos e que ja mostravam traços do modernismo!

    Postado por: Gabriela Geremia

    ResponderExcluir
  3. Art nouveau é um estilo tão delicado que se utilizado hoje não causaria um impacto negativo nas pessoas muito pelo contrário.

    ResponderExcluir
  4. Boa comparação!
    hoje podemos ainda encontrar esse tipo de decoração! no art nouveau por exemplo muitos arrabescos são utilizados para a pintura de de objetos como caixas de madeira, quadros entre outros.

    Safira Mônica Gatto

    ResponderExcluir
  5. Poderia ter posto em baixo das imagem oque é cada uma.

    ResponderExcluir
  6. Os traçados do Art Nouveau, esse estilo floral lembra um pouco o romantismo, presente também no mundo da moda nesse ano. Isso pode ser observado também na Casa Arte Nova que fica em Portugal. Vocês poderiam comentar sobre os ornamentos, já que esse estilo era muito rico nesse item e já estariam relacionando com outro assunto estudado.

    ResponderExcluir
  7. Como pré-modernismo o Art Nouveau se caracteriza pela transição de um novo ornamento, que são florais e orgânicos. No Art Déco usavam-se elementos da indústria, como latão, calotas de carros...
    Hoje poderíamos relacionar com sustentabilidade, exploração de elementos naturais, utilização de materiais renováveis.

    ResponderExcluir